terça-feira, 30 de agosto de 2011
CONVITE...
NOTÍCIAS (1)
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
CAMINHADA ENCERRA A SEMANA DOS ESPECIAIS!
CAMINHO DA ESPERANÇA
Como manter e até aumentar a eficiência de sua memória
Autor: gsdacostapor Geraldo Costa
A memória humana é uma fantástica hiper mega HD de milhões de terabytes. Uma ferramenta tão poderosa assim necessita de alguns cuidados especiais na sua manutenção, principalmente após longos anos de uso contínuo e ininterrupto.
Um dos componentes que afeta drasticamente o desempenho da memória é a atenção. Atenção dispersa ou, o que é pior, a falta dela acarreta sérios riscos de comprometimento do banco de dados neural. Dirija propositadamente sua atenção para o que quer armazenar na sua memória. Acredite, tenha você 6 ou 60 anos, não vai poder lembrar-se de algo a que não deu a devida importância.
Outro componente importante é a organização mental. Organize sua mente de tal forma que esta organização reflita o seu mundo exterior e influencie o seu meio ambiente. Crie hábitos saudáveis de colocar e ordenar cada coisa em seu lugar sem, contudo apelar para aquela mania de organização tanto prejudicial quanto a falta dela. Vai perceber que esta tarefa é muito mais fácil de gerenciar do que aquela de procurar por objetos que não sabe ou não se lembra onde deixou...
Um terceiro elemento capaz de influenciar o desempenho da memória é o estado interior de sentimentos ou emoções. Sentimentos, emoções, estaria você se perguntando: - O que isso tem a ver com a memória? E a resposta é... Quase tudo! Se não acredita, faça o seguinte teste: Evoque um sentimento de emoção qualquer como quando esteve com raiva, cheio de amor, deprimido, alegre, como exemplo. Vai perceber que ao reviver um desses estado irá lembrar-se de coisas que já tinha até esquecido. Faça este teste também quando precisar lembrar algo que não pode esquecer, colocando aí muita emoção. Policie suas emoções e as mantenha sob controle de forma que possa fazê-las trabalhar a favor do que quer lembrar e contra o que quer esquecer.
Estes três elementos já são suficientes para garantir a você uma boa e afinada memória. Agora, se quiser turbinar de vez o seu disco rígido, estude e aprenda algumas técnicas de memorização tão amplamente divulgadas e abordadas em qualquer curso de leitura dinâmica e memorização. Entre estas técnicas estão a tela mental, a visualização, os cômodos romanos, a chave de memória, os ganchos e tantas outras que irão ajudá-lo a guardar números, rostos, lugares, listas de compra e muito mais. Divirta-se!
Sucesso a todos.
Perfil do Autor
Geraldo Costa é instrutor master da Academia GM de Ginástica Mental
MOMENTO POESIA
Bons Valores
Autor: Pedro Ferrer
Eu penso em um mundo melhor
onde todas as crianças possam brincar
e todos os adultos imaginar.
Eu penso nas futuras gerações,
sonho com um lugar em que
a paz possa emanar, sem cessar.
Eu penso em um mundo em que
as pessoas não precisam se entristecer
e que todos possam conviver,
o brilho do amanhecer pode ser mais cintilante
e de fome ninguém precisa morrer!
Eu penso em um mundo sem furor
no qual a natureza é respeitada,
a compaixão é exaltada e a dor exterminada...
o dinheiro é menos importante que a vida,
a violência é inconstante no horizonte.
Eu penso em um mundo onde todos
possam caminhar sem preconceitos para incomodar.
Quais valores precisamos resgatar?
E quanto aos rios poluídos?
E quanto aos campos destruídos?
E quanto ao ar sem vida?
Onde está a nossa paz?
Não podemos aceitar mais...
o que estamos fazendo com o mundo!
E quanto às famílias sem união?
E quanto às pessoas sem o perdão?
O que aconteceu com os nossos sonhos
que disseram que eram nossos?
Eu costumava pensar no amanhã...
eu ia além das estrelas
mas agora fomos longe demais,
isso não pode continuar!
Onde está o belo nascer do Sol?
O que aconteceu com o amanhecer?
Onde está a nossa visão?
Por que estamos em escuridão?
E quanto às futuras gerações?
Onde estão as nossas emoções?
Você já parou para pensar
que a Terra está a chorar?
E quanto às pessoas mortas pela guerra?
O que está havendo com a nossa Terra?
E quanto à corrupção que destrói uma grande nação?
E quanto às crianças que morrem de desnutrição?
O que dizer de garotas que caem na prostituição?
Perfil do Autor
Meu nome completo é Pedro Henrique Viana Ferrer, nasci em 4 de julho de 1993 em Paraguaçu Paulista, SP. Sou poeta, palestrante e adoro criar coisas para fornecer aos outros experiências fantásticas e inesquecíveis. Escrever, pensar e desbravar. Essas são palavras que talvez definam a essência do meu ser.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
HAVERÁ AULA ...
NOTÍCIAS DO CELEM
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
FALANDO DE BULLYNG...
Bulling Nas Escolas
Autor: leonice gosslerBULLYNG NAS ESCOLAS
Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis. O que você faria? Se mataria? Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.
Apelidos como "rolha de poço", "baleia", "quatro olhos", vara pau entre outros e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo. Alunos "esforçados" que geralmente sofrem represalias por parte de seus colegas em geral não por caracteriticas fisicas mas também intelectuais são comportamentos típicos de alunos em sala de aula. Brincadeiras próprias da idade? Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.
Sem equivalente na língua portuguesa, bullying é um termo inglês utilizado para designar a prática desses atos agressivos. As conseqüências são o isolamento, a queda do rendimento escolar, baixa auto-estima, depressão e pensamentos negativos de vingança.
Estudos mundiais revelam que, de 5% a 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento. No Brasil, alguns estudos demonstraram que esses índices chegam a 49%.
O encontro abordará o fenômeno nos seus diversos aspectos: escolar, familiar, social, cultural, ético-legal e saúde. O foco principal do evento será o debate, com o objetivo de despertar os profissionais para que se envolvam e se comprometam com a problemática. "A proposta não se limita apenas a discutir medidas pontuais, mas elaborar ações estratégicas que auxiliem a parceria escola-família a romper com a dinâmica bullying", explicou Cléo Fante, membro da comissão organizadora, pesquisadora e autora do livro Fenômeno Bullying, da Editora Verus.
Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento saiu das escolas onde era um lugar comum dessa prática e partiu para internet e ganhou força. A nova prática recebeu o nome de “Cyberbulling” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, Msn, etc. O agressor nesse caso, muitas vezes escondido atrás de um apelido, dissemina sua raiva e felicidade enviando mensagens ofensivas a outras pessoas. Em muitos casos, ele exibe fotos comprometedoras, altera o perfil das vítimas e incita terceiros a reforçar o ataque. O único propósito é a humilhação da vítima e isolamento daquele que é considerado mais fraco ou diferente.
“Quem agride, quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência”(Maluh Duprat).
Não é interessante responder às provocações, pois isso aumentaria a raiva do agressor e é exatamente isso que ele quer. “Outra coisa importante é não manter segredo da ofensa, intimidando-se. Pode ser um bom momento de lidar com os próprios complexos, de superar com a ajuda da família ou dos superiores no trabalho uma situação de confronto maior que seus recursos internos”.
Bulling não é nada bom, e se você conhece alguém que sofre com isso, ajude-o. Pois você se beneficiará com uma nova amizade ou quem sabe salvando uma vida.
- Profª Esp.: Kátia Alessandra F. Rojas
- Profª Esp.: Leonice Gossler
/educacao-artigos/bulling-nas-escolas-1493694.html
Perfil do AutorLEONICE GOSSLER É PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E TRABALHA COM ALUNOS ESPECIAIS, BUSCANDO UM TRABALHO DIFERENCIADO E PRÁTICA COTIDIANA DO ALUNO PRINCIPALMENTE NO USO DAS TECNOLÓGIAS EM SALA DE AULA.
NOTÍCIAS DO CELEM
terça-feira, 23 de agosto de 2011
CAMINHOS DA ESPERANÇA
domingo, 21 de agosto de 2011
VEJAM ATRAVÉS DE FOTOS ALGUNS EVENTOS DO CELEM
HORA DA FÉ
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHPJIBy4VzrpRDZeON-UaNOrrmo-YezcNxjyE0rLQA5yl7mdJm8d-uVE1H5gjr7ruWwaulpvX7nel_hhed1-xCHrJssrjTpK_k27_5AtaNbURPwrdAqmPuDtdCj4SPqjpAEI8UoMEAviTd/s200/Tulips.jpg)
MINUTO DE SABEDORIA!!!!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYiec3Rtw_DkJuzeDelrn71Vtyc5GtrMR16k72iAP1pT4SK1kgP13iyBkyRBA9s0qJdfzH7_0JpnfO1fYxjnA6DZSq1MK5G2u5u23P8kvwZT2VvBgBTOxJsHv8dNmLst9NAnS2aQeFkmnV/s320/Chrysanthemum.jpg)