segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como manter e até aumentar a eficiência de sua memória

Autor: gsdacosta

por Geraldo Costa

A memória humana é uma fantástica hiper mega HD de milhões de terabytes. Uma ferramenta tão poderosa assim necessita de alguns cuidados especiais na sua manutenção, principalmente após longos anos de uso contínuo e ininterrupto.

Um dos componentes que afeta drasticamente o desempenho da memória é a atenção. Atenção dispersa ou, o que é pior, a falta dela acarreta sérios riscos de comprometimento do banco de dados neural. Dirija propositadamente sua atenção para o que quer armazenar na sua memória. Acredite, tenha você 6 ou 60 anos, não vai poder lembrar-se de algo a que não deu a devida importância.

Outro componente importante é a organização mental. Organize sua mente de tal forma que esta organização reflita o seu mundo exterior e influencie o seu meio ambiente. Crie hábitos saudáveis de colocar e ordenar cada coisa em seu lugar sem, contudo apelar para aquela mania de organização tanto prejudicial quanto a falta dela. Vai perceber que esta tarefa é muito mais fácil de gerenciar do que aquela de procurar por objetos que não sabe ou não se lembra onde deixou...

Um terceiro elemento capaz de influenciar o desempenho da memória é o estado interior de sentimentos ou emoções. Sentimentos, emoções, estaria você se perguntando: - O que isso tem a ver com a memória? E a resposta é... Quase tudo! Se não acredita, faça o seguinte teste: Evoque um sentimento de emoção qualquer como quando esteve com raiva, cheio de amor, deprimido, alegre, como exemplo. Vai perceber que ao reviver um desses estado irá lembrar-se de coisas que já tinha até esquecido. Faça este teste também quando precisar lembrar algo que não pode esquecer, colocando aí muita emoção. Policie suas emoções e as mantenha sob controle de forma que possa fazê-las trabalhar a favor do que quer lembrar e contra o que quer esquecer.

Estes três elementos já são suficientes para garantir a você uma boa e afinada memória. Agora, se quiser turbinar de vez o seu disco rígido, estude e aprenda algumas técnicas de memorização tão amplamente divulgadas e abordadas em qualquer curso de leitura dinâmica e memorização. Entre estas técnicas estão a tela mental, a visualização, os cômodos romanos, a chave de memória, os ganchos e tantas outras que irão ajudá-lo a guardar números, rostos, lugares, listas de compra e muito mais. Divirta-se!

Sucesso a todos. Perfil do Autor

Geraldo Costa é instrutor master da Academia GM de Ginástica Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário