Educação: Psicologia da Educação
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Regras de jogos precisam ser ensinadas
Vou
contar algo que precisamos refletir. É sobre a importância do adulto
brincar com as crianças para lhes ensinar as regras dos jogos.
Um dia, numa sala de aula (referência) de educação infantil, observo que
há vários jogos: memória, quebra-cabeças, jogos de encaixe, e outros
que não posso citar nomes por conta das marcas registradas. Vejo que as
crianças empilham estes jogos e os reclassificam de várias maneiras,
fazendo com as cartas, por exemplo, torres de garagens para os
carrinhos. Pergunto a elas:
- Por que estão fazendo isto com os jogos e com as cartas?
Elas respondem:
- Porque não sabemos brincar com estes jogos.
Imediatamente me prontifico a ensiná-las e elas aceitam. Ficaram
maravilhadas com os quebra-cabeças e com os jogos de memória. Ensinei as
regras de como brincar, e elas entenderam, imediatamente começaram a
utilizar este material de maneira lúdica.
Pergunto-lhes:
- Está errado fazer torres em vez de brincar com os jogos corretamente?
Respondo-lhes: Não, não está. As criança brincam e resignificam os
materiais de acordo com sua vontade e necessidade. O errado está em
elas não brincarem corretamente com estes materiais pedagógicos, porque
ninguém lhes ensinou. Fazendo isto estamos privando as crianças de
aprendizagens significativas. As crianças têm direito de brincar e
aprender brincando. Pensemos na nossa prática enquanto adultos quer
sejamos pais e/ou professores. Ou ensinamos às crianças as regras dos
jogos, ou simplesmente damos a elas esses brinquedos, assim,
simplesmente por dar. Prestemos atenção em nossa conduta...
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