sábado, 29 de outubro de 2011

Lição de casa na companhia dos pais

Depois de passar um período ou até o dia inteiro na escola, é normal que crianças e adolescentes queiram dedicar o tempo livre ao lazer. Mas uma parte importante no processo de aprendizado é usar um pouco desse tempo para fazer a tarefa de casa. A atividade ajuda o aluno a desenvolver autonomia, responsabilidade e a ter um hábito de estudo. Além disso, acaba sendo um bom indicador para os professores. “A tarefa é uma forma de o professor avaliar o que o aluno consegue e o que não consegue fazer longe dele e, assim, elaborar outros planos de ação”, explica a coordenadora pedagógica da Escola Nova Geração, Aluah Woj­­ciechowski.

Pedro Marszalek, 9 anos, está no 5.º ano do ensino fundamental e sabe o valor da tarefa de casa, mas no dia a dia nem sempre encontra motivação para fazê-la. “De vez em quando acho cansativo, pois quero brincar”, confessa o menino. Nessas horas, cabe à mãe, Adriana Marszalek, garantir que o dever venha em primeiro lugar. “Eu sempre participo no início para verificar tudo que é preciso ser feito, se ele entendeu o que está sendo pedido, e depois deixo que ele faça sozinho e supervisiono algumas vezes”, conta Adriana.

Cobrança

E é na hora da supervisão e da cobrança que muitos pais não sabem como agir. A resistência dos filhos, o pouco tempo em casa e o desgaste provocado levam alguns pais a desistir de participar desse momento da vida escolar – outros até fazem a tarefa no lugar dos filhos. “O papel dos pais é garantir que haja espaço e horário adequados para a realização do dever, mas fazer a lição ou dar respostas prontas ao estudante prejudica muito o aprendizado”, diz a mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Simone Cartaxo.

Dúvidas

1) É preciso ter um local específico para fazer a lição de casa?

Sim, a rotina é imprescindível. A criança deve ser incentivada a organizar um único espaço para realizar a tarefa, com todos os materiais que possam vir a ser necessários e longe de quaisquer coisas que possam desviar sua atenção: televisão, brinquedos…

2) Os pais devem ajudar?

Sim. É bom demonstrar interesse e fazer perguntas sobre o que o filho está aprendendo, mas nunca deve fazer a tarefa no lugar dos filhos ou dar respostas prontas. Uma forma de colaborar é orientar pesquisas na internet e em dicionários. Os pais também podem levar a criança para bibliotecas e outros lugares que tenham relação com o tema estudado, como parques e museus.

3) O que fazer quando o estudante se recusa a fazer a tarefa?

Os pais devem cobrar a responsabilidade do aluno. É importante não negociar a tarefa oferecendo outras coisas em troca. Quando a criança ou adolescente não consegue realizar o que foi pedido, é preciso orientá-lo a tirar as dúvidas com o professor. Se o volume de tarefas for muito grande ou se o aluno estiver com muitas dificuldades, é necessário entrar em contato com a escola para encontrar a melhor forma de resolver o problema.

Com orientação das pedagogas Aluah Wojciechowski e Simone Cartaxo.

Autor: Gazeta do Povo

Um comentário:

  1. É importante lembrar que as atividades para casa visam revisar aquilo que foi estudado dando oportunidade de reforçar o aprendizado. Os alunos (principalmente Fundamental I) devem receber orientações do professor quanto à realização das mesmas. Digo isto, pois nem sempre os pais saberão orientar seus filhos, mas isso não os isenta de participar desse momento com seus filhos estimulando-os à prática da leitura e estudos em casa. Acredito muito no trabalho de parceria entre escolas e pais. Sei que esta interação proporcionará êxito no ensino-aprendizagem. A conta é simples: Família+Escola = Sucesso

    Parabéns, CELEM pela postagem!

    Precisamos estimular nossos pais cada vez mais a participação da vida escolar de seus filhos. Beijos.

    OBS: As postagens do blog estão ótimas! Devo dizer que o blog está... "bombando"! rsrsrs.... Sucesso absoluto!...

    Amo vcs!

    ResponderExcluir