sábado, 19 de maio de 2012
Reuniões de Pais e Professores
Abordo
este tema porque acredito que precisamos rever conceitos também quanto
às reuniões de pais e professores. Para que haja uma troca em relação à
escola e à família, deveria haver um diálogo entre os profissionais e
família, para que juntos possam analisar o desenvolvimento
bio-psico-social (corpo, comportamento e relações sociais) das crianças
de forma integrada e integral. Esta conversa deveria ser individual,
reunindo cada família (pai e/ou mãe) junto com a professora e a
coordenadora da instituição.
Mas,
geralmente, estas discussões são realizadas de forma coletiva, onde os
professores entregam aos pais as atividades das crianças e quando tem
algum problema em especifico pedem para que o mesmo fique mais um pouco
para conversar individualmente. Em minha opinião isto não ajuda em nada
no desenvolvimento e na relação escola-família, pelo contrário, até
constrange os pais de alunos.
Muitos pais deixam de ir a reuniões por achar que é sempre a mesma coisa, muito chata. Você vai lá, escuta, sai e nada muda. Realmente muitas escolas fazem desta forma. Portanto é chegado o momento de pensar e repensar esta situação e nos colocarmos no lugar dos pais sempre. Ninguém gosta de ouvir que seu filho não está indo bem por este ou aquele motivo. Os pais se sentem culpados por esta situação e muitas vezes eles também não sabem o que fazer. Ser pai não depende de manual de instrução, diferente da profissão de professor, que precisa ter uma formação. Lembrar-se disto é o primeiro passo para amenizar possíveis conflitos.
Por que não propor outras maneiras de realizar estas reuniões? Mas para isso é necessário que ambos, instituição de ensino e pais, não se vejam como adversários. Pelo contrário, eles precisam se sentir parceiros na construção e formação deste ser. Com esta parceria de fato, família e escola só têm a ganhar. Esta é a relação de complementaridade, da qual já comentei em outro texto postado aqui no blog. Isto nada mais é do que a Pedagogia das Relações em busca de uma formação integral e integrada da criança. Todos saem ganhando se pensarem e agirem desta forma. Escola e família têm responsabilidades e papeis diferenciados nesta formação, e a união de esforços é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança.
Pensem, sintam e se comportem de forma diferenciada numa reunião de pais. Estabeleçam laços de parceria e responsabilidade, desta forma a educação infantil será realmente de qualidade para as crianças brasileiras.
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